Blog: Técnicas de conservação

Todas as chaves para escolher as tampas de pasterização ou estirilização

Escolher a embalagem de vidro que se ajuste as muitas necessidades de cada cliente é tarefa fácil em juvasa.com, tendo em conta a variedade de frascos de vidro disponívels. Mas quando se trata de escolher o tipo de tampa, a tarefa pode ser complicada: ¿que tipo de tampa é melhor para embalar geléia? e para a mel? e o paté?


Existem vários métodos de conservação dos alimentos e formas de evitar que se alterem as suas caraterísticas originárias (aspecto, sabor e cheiro). desde há milhares de anos o homem tem-se preocupado em procurar técnicas para conservar os seus produtos: adicionando substâncias naturais, químicas, refrigerando ou aplicando calor mediante o cozinhado dos alimentos. 


Clarificando conceitos

A pasteurização e a esterilização fazem parte das técnicas de conservação dos alimentos por calor.

Ambas técnicas consistem em a destruição térmica dos microrganismos presentes em determinados alimentos, con o fim de permitir a sua conservação durante mais tempo. A diferência básicamente radica no tempo e temperatura de aquecimento.

Na pasteurização os alimentos são aquecidos a uma temperatura de entre 70 y 95 ºC ao "banho-maria" e deixam se arrefecer.

No processo de esterilização consegue-se com uma panela de pressão , o uma autoclave no domínio industrial, que pode alcançar temperaturas entre 100 e 115 ºC, suficiente para destruir a maior parte dos microrganismos.


Orientações para escolher o melhor método para as conservas

  1.  A limpeza das embalagens e das tampas é  condição indispensável para a conservação dos aliementos. É necessario esterilizar os frascos de vidro, homologados para uso alimentar, e utilizar tampas de primeiro uso (em juvasa.com a tampa compatível com cada embalagem está exatamente debaixo do artigo, no poderiam ocasionar problemas de hermeticidade e deterioração do producto.
  2. Nas conservas se podem unir vários métodos para preservar os alimentos (subtâncias naturáis/químicas e processo térmico frío/calor/frío), por exemplo uma geléia conserva-se graças ao açucar e à pasteurização; o pepino em conserva une el vinagre e a pasteurização.
  3. Não todos os alimentos respondem do mismo modo ao tratamento. Alguns factores podem repercutir positiva ou negativamente, á eficácia do processo. O mais representativo é a acidez do produto, que determina a sobrevivência do patogénico.

-       As conservas compostas só de ingredientes vegetáis e com um pH a 4.6 poderam tratar-se ao "banho-maria", à temperatura não inferior a 80º C. Em Juvasa.com pode encontrar o nosso pasteurizador: grande panela de aço Inoxidable 18/10 de 30 litros de capacidade com

  • Termostato para marcar direitamente a temperatura  necessária, máximo 100ºC;
  •  Indicador luminoso que controla a temperatura programada.
  • Temporizador para poder programar o tempo de cozedura, máximo 120min.
  • Soporte interior para evitar que os frascos se rompam quando a água ferve.
  • Proteção contra sobreaquecimento.

-       As conservas que contenham ingredientes animáis ou lácteos, debem ser tratadas sempre na panela de pressão (autoclave) à temperatura não inferior aos 120ºC.

Em a pasteurização é necessário trabalhar com pH baixo. Por debaixo dum pH de 4,5 as bactérias não podem crescer, daí que o tratamento é mais suave e as características organolépticas do produto não se vêm tão afetadas. Em alimentos com um pH mais elevado é necessário um tratamento com uma temperatura também mais alta, como é o caso da leite, das verduras, da carne ou do peixe.

      4. O tempo de cozedura deve ser suficiente para que o produto que está na parte central da embalagen de vidro receba sempre o calor necessário. Isto depende duma série de fatores:

  • Se se mantém a pressão ou não.
  •  A temperatura do alimento no momento da introdução na água em ebulição.
  •  O tamanho da embalagem, o numero de embalagens na panela ou tamanho da panela.
  • A natureza do alimento introducido (mais ou menos liquido).

5. por último, o nosso artigo é uma orientação, só procura estabelecer as bases para conseguir boas conservas…nós ponemos embalagens de vidro e tampas, e vocês a receita e o carinho.

24 de julio de 2015 · Publicado en Técnicas de conservação


Este sitio web usa cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y recoger información sobre su navegación.
Si pulsa "aceptar" o continua navegando consideraremos que admite el uso e instalación en su equipo o dispositivo.
Encontrará más información en nuestra Política de cookies.